Vou considerar...Esperançar

 2023 não foi um ano fácil, muito pelo contrário, enormes desafios sendo alguns devastadores emocionalmente e fisicamente. Este ano enfrentei uma gestão nada amigável, desafios com as turmas, sintomas pós-covid que me fizeram puxar o freio de mão para enfrentar novas limitações.

Enfrentei desafios por escolha, as travessias em águas frias e em mar aberto, onde tive picos de ansiedade, medo, onde foi necessário muito controle mental e emocional.

Este ano, me despedi da escola onde trabalhei por 4 anos, porque escolhi minha saúde mental, física e por  amor próprio escolhi a mim mesma. Daqui levo comigo lembranças, memórias e queridos amigos.

Neste final de ano, quase surtei do natal até o dia de hoje (31 de dezembro) por entrar em contato com minha sombra e  minhas frustrações. De todas as escolhas que fiz durante a vida que não tiveram bons resultados, dos acontecimentos que não dependeram de mim e que me afetaram diretamente grande parte da minha vida, das escolhas que eu fiz e as renúncias que veem na consequência; posso dizer que fui até o fundo do poço.

Desde o dia 24, estou olhando para tudo que passou, para as minhas feridas emocionais e físicas, que me mantiveram mais lenta e muito mais reflexiva. Quando a gente está olhando para nossas frustrações é muito difícil considerar as conquistas. Hoje, não tenho medo de escrever o que vou colocar aqui e de compartilhar com vocês até mesmo porque qualquer pessoa pode ter, um pensamento suicida. Usei uma frase de uma amiga "Você toma cuidado nessas travessias" com a fala de uma astróloga "a morte não é somente física" e a minha frustração no movimento de olhar para todas as minhas dificuldades existenciais. Falei para minha terapeuta que eu ia deixar o mar me levar... se é que me entende!

Saí do moto clube porque priorizei a mim. Amizades superficiais acabaram porque não eram amizades. Enfrentei muitos desabores e aprendi com eles, até mesmo o que eu não quero para mim.

Depois de alguns diálogos meus com ela percebi que eu não queria realmente fazer um ato que tirasse a minha vida. O que eu queria era um jeito de terminar essa dor que eu sentia dentro de mim e é esse o sentimento que qualquer pessoa que sofre quer; terminar com a suas dores e não com a sua vida. 

Resolvi pedir ajuda para uma nova amiga, da saúde. Tomei um banho, coloquei a roupa mais confortável que tinha à mão e fui até sua casa. Além da ajuda medicamentosa, a conversa veio para distrair minhas dores e pensamentos frustrantes. Voltei para casa com o coração menos apertado, mais esperançoso, mesmo que para Pandora a esperança não era a melhor "virtude".

Já em casa, terminei meu último projeto de marcenaria que comecei essa tarde também com o objetivo de distração e organizar a cozinha. 

Quando eu consigo pensar e organizar meus sentimentos, emoções e pensamentos, eu também consigo escrever. Nesta publicação, vou considerar todas as mensagens afetuosas e acolhedoras que recebi de amigas, amigos e amigues. Mesmo sendo votos de ano novo, todas as mensagens recebidas couberam no meu coração e nas minhas lágrimas. 

Para este último dia do ano de 2023 vou considerar: que aprendi a andar de moto mesmo tendo desistido de me habilitar; conquistei 2 medalhas de travessias; amigos e amigas que conquistei este ano; as restaurações em madeira e as pequenas construções que realizei (beliche para gatos). Aprendi a me escolher; que meu trabalho é extraordinário e que eu estava no local que não me valorizava; aprendi a me silenciar e não gastar energia com quem não vale à pena; aprendi a respeitar meus momentos. Estou aprendendo o movimento do minimalismo na simplicidade da vida; a enfrentar meus medos.

Ainda vou aprender a não esperar nada de ninguém e não dar importância às más línguas.

Vou considerar minha lista de desejos para 2024, afinal o que você escreve é porque está sendo direcionado do campo das ideias para o campo das realizações e sim, vou me jogar nas águas abertas e só vou deixar o mar me levar quando estiver a favor das correntes. Vou focar nos meus projetos espirituais, físicos e materiais, a curto, médio e longo prazo.

Vou considerar que perdoar é tirar de mim que me incomoda, é soltar a corda que machuca minha mão! Escolhas feitas não voltam mais. Um casamento terminado não dependia só de mim, uma relação depende dos dois. O trabalho que eu escolhi deve ser por amor, assim como o local de trabalho deve ser considerado saudável pelas excelentes relações saudáveis e diárias. Todas as escolhas planejadas não vão ter resultados esperados porque não temos o controle da vida. Pessoas passam por nós e  ensinam muita coisa.

Para hoje vou considerar todas as mensagens de carinho que recebi: "Que 2024 seja um ano surpreendente de maneiras incríveis e transformadoras"; "2024 chegando..continue acreditando em dias melhores, continue batalhando pelos seus sonhos e guardando em oração os desejos do seu coração..."; "Ano novo que se inicia seja repleto de saúde, amor, felicidade e conquistas"; "Entre perdas e danos, partidas e encontros, alegrias e tristezas, dias de paz e lutas, vamos nos despedindo de 2023. Vamos deixando para trás tudo que não foi bom, vamos protegendo nosso coração daquele sentimento nada proveitoso, e viver agradecendo a Deus por Tudo que Ele nos permitiu viver, aprender e crescer. O calendário muda, os dias passam, e a nossa vida continua. Que sejamos fortes, que sejamos gratos, que tenhamos fé"; "Esse ano foi mágico, vivi todos os momentos, experiências únicas na minha busca, saboreei cada minuto. Acrescentei mais um capítulo na minha história..com a força do fogo e o amor dos amigos, vivendo e aprendendo a jogar nem sempre  ganhamos, nem sempre perdemos, mas aprendemos.. com todas as pessoas que passaram pelos meus caminhos."; entre muitos outros!!

Considero tudo que eu vivi e que aprendi neste ano de 2023 sendo grata, tendo gratidão! 

E, para terminar este Textão, incluo o que recebi agorinha pouco: "Ano novo, ciclo novo! (Incluo às 23h59 fechará mais um ciclo, 2023, estará de porta fechada, somente com direito a olhar para tudo que ACRESCENTA...) Não transfira ao futuro uma carga mais pesada do que ele mereça. Viva diariamente de acordo com suas convicções, abra-se a realinhar suas rotas, ou não, há coisas que não precisam ser mudadas. Dê mais ouvidos ao seu coração do que a boca dos outros. Seja gentil e sincero, se possível as duas coisas juntas, se não, ao menos sincero. Viva perto de quem te torne melhor (sempre). Desta forma, não precisará desejar nunca um ano novo de mudanças (será? Mudanças são bem vindas!)".

FELIZ ANO NOVO! Vem logo 2024, porque eu quero viver, dançar, nadar, mergulhar, viajar, mudar minhas realidades, desbravar montanhas, mares, cachoeiras e selva de pedras.  Vem 2024, com novos amores daqueles como a gente sempre conversa! Vem 2024, com energia, saúde, prosperidade, conquistas, desafios e menos frustrações. Vem 2024, com escritas, livros publicados, festas, comemorações. 

2024.. TRAGA A PAZ ENTRE OS POVOS, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS, OS ANIMAIS, NOSSAS FLORESTAS. Nos conceda discernimento, possibilidades de evolução..

Venha 2024 nos proporcionando aprendizagens e luz nos nossos inúmeros caminhos.

GRATIDÃO


Imagem: Acervo Pessoal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas