4ª Ação de Saúde e Bem-estar.

 Nos dias 4 e 5 de novembro de 2023 aconteceu a 4ª Ação de Saúde e Bem-Estar na Paróquia de Santo Antônio de Vila Jaguara, onde reuniu diversos profissionais para acolher e atender as pessoas que ali chegavam. Este ano foi a minha segunda participação, melhor que a primeira, pois eu estava mais focada e preparada para estar presente no evento, da forma de tornar mais experiente na prática e na apresentação do que me faz mais sentido e significado.

A psicologia está em mim como a comida que me alimenta e a roupa que me veste. E a ferramenta da "escrita terapêutica" me faz inteira nessa jornada porque alimenta minha alma. Nesse sentido, o que fazemos com amor, pode alimentar outras almas, nesse mundo adoecido precisando de transformações.

Nesses dias atendi/acolhi diversas mulheres, cada qual com sua história, bloqueios e perspectivas nem tão claras, mas com vitalidade que uma profissional da saúde mental, eu, consegue perceber.

Tocar pessoas com ética, na sutileza e na simplicidade de SER quem eu me torno todos os dias, me emocionei quando uma pessoa chegou dizendo que não precisava de uma psicóloga (que eu não levasse à mal), apenas acolhi e fiz a escuta de suas angústias, saiu do meu espaço dizendo que tinha gostado daquele momento, que encheu meu coração de emoção, porque afinal consegui tocar em seu coração também, usando não só o acolhimento e a escuta ativa, mas a escrita terapêutica.

Lembrando que esse diálogo interno e considerações não foram minhas, mas da pessoa que me procurou tomando consciência de suas necessidades pessoais, organizadas e prioritárias, como se fosse um acordar "Bela Adormecida" de seus desejos, anseios com um mapa debaixo do braço e uma bússola para começar um novo caminhar; ela visualizou a luz no fim do túnel...meu coração ficou quentinho!

É o que eu sempre digo, não sabemos como e com qual profundidade tocamos a vida do outro, mas que seja da forma mais ética e humana que o nosso trabalho possa fazer de melhor no outro e em nós. E, por que estou falando isso? 

A pandemia mostrou para nós (humanidade) que tudo que era velado, ficou escancarado e dessa luz nos trouxe o pior retrato dos seres humanos, deixando uma sociedade adoecida em diferentes vertentes. Para quem é da saúde de forma geral, têm uma missão que deve ser humanizar em trabalhos essenciais, como um simples bom dia, até um atendimento qualificado.

E, as outras profissões, também devem ser qualificadas, humanizadas no sentido de atender da melhor maneira todos os dias. Não somos iguais e não pensamos igualmente. O que nos traz igualdade são nossos direitos e que possamos conquistar diariamente a toda humanidade, direitos iguais e nesse caminho, quem sabe possamos alcançar a equidade e nossa tão sonhada evolução.

Nota: este texto é autoral e reflexivo que pode conter erros gramaticais e de concordância verbal, intencionalmente por questões técnicas da própria escrita terapêutica.

"Eu sou gratidão"

Zaira K. Fabre - Psicóloga Clínica - Atendimento Online - CRP-SP: 06/60437

Imagem: Acervo Digital e Pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas