Aceitei a minha coragem

 "Fazia tempos que não ouvia uma pessoa dizer algo sobre si mesma que descrevesse sua incapacidade de amar".

Pela descrição do dicionário informal https://www.dicionarioinformal.com.br, coração peludo é descrito pela pessoa que tem a incapacidade de amar.

Quando a gente aceita a enfrentar nossos medos internos, aprendemos a conhecer nossas virtudes. Não é um caminho fácil e tranquilo se reconhecer. O caminho do autocuidado e do autoconhecimento é um caminho árduo a ser percorrido porque enfrentar suas emoções, conhecer e reconhecer-se dentro do processo é como fazer uma caminhada de 625 km, dia a dia, sabendo para onde se quer chegar, mas sem saber como é o caminho a ser percorrido.

Sabe aquela frase que ouvimos no senso comum: todo mundo devia fazer terapia? Acredito que ela seja legítima.

A uns anos atrás no caminho da educação, eu dizia para as crianças que elas tinham que parar as discussões. Hoje eu assumo que evolui nesse trajeto e permito que as crianças discutam muito comigo mediando, para que elas entendam o que é delas e o que é do outro, saibam se posicionar, entendam o que sentem e se respeitem, entendam e compreensão que os outros não precisam pensar igualmente a elas e que aprendam a respeitar pessoas e posições contrárias a elas.

Quando aprendemos a colocar limites saudáveis nas relações coletivas de qualquer espécie, ganhamos dignidade. Esse jogo é nosso, cooperativo conosco e não competitivo com os outros, porque também é de auto proteção.

Quando entramos no caminho da falta de cuidados, deixamos que as regras dos outros definam quem somos. Perceba que são outros caminhos que não queremos percorrer, mas que as vezes percorremos sem entender o que está acontecendo e o que precisamos aprender que nós é quem nos definimos. O outro não somos nós, e quando eles nos definem, perdemos as nossas referência, nos machucamos, nos desrespeitamos nessa escolha de deixar-se manipular.

E, o que significa manipulação, não na forma descritiva, mas na forma emocional? Pessoas que manipulam são inseguras, insatisfeitas e tem medo do sucesso do outro, ou seja, manipula para se sentir feliz e satisfeito. Aquele que está sendo manipulado é o alvo a ser destruído, enquanto o manipulador é o sujeito que se sente feliz com o desequilíbrio do alvo. 

O caminho para o manipulado é difícil, porque essa manipulação vem cheia de ofensas emocionais. Pense nas suas virtudes e imagine elas sendo atacadas no sentido de fazer a vítima se sentir enfraquecida e questionar suas fraquezas. Enquanto você lê este texto pode sentir que suas boas energias escorrem por seus dedos, um texto pesado? Essa é a ideia do manipulador!

Um ambiente tóxico, uma relação tóxica causa esse mal estar que leva a pessoa a desconfiar de suas próprias competências, habilidades e virtudes. O que muda é o estranhamento em si mesma, incomoda até o ponto que o incômodo torna-se insuportável e nessas horas, se estiver acontecendo com você, procure conversar com uma pessoa que em algum momento passou pela sua vida, você mantem contato com ela e que está distante da realidade que você vive, ela pode ter ajudar a olhar a situação de uma perspectiva diferente e de fora do olho do furacão; ela será a luz no fim do túnel.

Eu sempre digo que meu coração fica quentinho quando eu aprendo ou ensino algo à alguém que está com dificuldade da aprendizagem.  Nem  sempre vamos compreender o incompreensível, mas que o incompreensível seja sempre o ponto de partida para questionamentos internos e a busca de melhores caminhos que te ajude a entender o que não é entendido. Eu digo que meu coração se aquece, toda vez que eu consigo subir um novo degrau, entendo uma nova aprendizagem, me reconheço "fora da curva" como dizem as más línguas, porque eu sou diferente do senso comum e dos rótulos que as pessoas teimam colar em mim.

Eu prefiro escolher do que escolherem para mim, um caminho a ser percorrido. Eu prefiro escolher a coragem do que o medo de permanecer no mesmo lugar que as pessoas querem que eu permaneça. Eu prefiro escolher o caminho do bem para um coletivo, escolho o bem para mim mesma no ato de amor-próprio porque eu me reconheço como um coração quentinho.

Se você tem um coração peludo, deixo aqui uma dica, procure marcar um horário com a psicóloga para compreender suas emoções, minha agenda está aberta!

Gratidão por você ler este texto autoral. 

Toda vez que você encontrar no seu caminho pessoas de coração peludo, pessoas com dificuldade de acessar suas emoções, sugira que vá à psicóloga ou psicólogo para curar suas feridas, aprender a se aceitar e melhorar suas relações afetivas.

Um abraço apertado e até breve!!


Imagem: acervo pessoal

Contatos: https://instagram.com/zaira_psico





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas