Formas de Expressão

Cada uma de nós, mulheres diversas, temos uma forma de expressar nossos sentimentos para o mundo, mesmo que seja o mundo ao nosso redor.

Venho vivendo um processo único, pessoal e intransferível desde sei lá quando, aliás, neste fazem doze meses para ser exata. Desde que uma amiga muito querida indicou uma psicanalista e no primeiro encontro remoto, eu mais chorava do que falava. E nessa mistura entre lágrimas e palavras magoadas, fui acolhida pela Fabiana, a psicóloga.

Desde então venho fazendo minhas sessões de psicoterapia com ela, transformando dor em aprendizagem e produzindo o que existe de mais valoroso dentro de mim, minhas capacidades e habilidades, reconhecidas pela pessoa mais especial para a minha existência; eu!

Tenho transformado sofrimento em amadurecimento e uma das formas de expressão mais utilizadas por mim está sendo a escrita. Criei o blog "Dicas de Vida em Perspectiva" onde as pessoas não questionam meus textos, não deixam recados e poucos comentários porque dizem que a escrita é profunda e faz refletir acerca de fatos não só meus, mas delas. Entendo isso como um elogio, afinal estou escrevendo sobre minhas perspectivas vivenciadas tornando-as legítimas, mas o que eu sinto e o que eu vivo, entendi através dos meus textos, que também são sentidas e vivenciadas por muitas mulheres diversas à mim, que nem sempre tem a coragem ou acreditam que não tenham, a habilidade de externalizar em palavras, mas expressivamente pela dança, pela música, pela pintura ou seja, pela arte em sua complexidade.

Venho trabalhando com a Fabiana, pontos diversos no meu processo individual onde o papel da psicoterapia faz de forma a exercer o que de fato vem de encontro às expectativas. Mas o que quero dizer, é que diferentes pontos estão sendo trabalhados para que eu possa, não apenas olhar por outros pontos, mas vivenciar as mudanças que quero e que preciso nessa trajetória de vida atual.

Eu acredito que em um ano tenho vivenciado mais experiências comigo mesma do que em uma vida inteira, talvez seja por conta da clareza, do amadurecimento, dos objetivos e estar focada como protagonista desse caminhar.

Quando comecei a escrever no blog, não pensava em escrever um livro, mas a energia em expressar o que eu sentia era tão forte, que participei de um concurso literário com um conto fictício para uma livraria em Portugal. Em menos de quinze dias, ele estava entregue por email para os responsáveis.

Desse dia em diante, minha vontade de expressar por meio das minha publicações foi mais intensa. Vieram convites para publicação em colunas no facebook com um público feminino, escrevi meu primeiro livro digital para ajudar pessoas com ansiedade. A necessidade de expressão transformou-se em vontade de contribuir com mulheres desconhecidas, de outras idades, com suas histórias muito diversas às minhas.

Hoje estou em um grupo no whatsapp chamado "é dia de escrever". Estou conhecendo mulheres e suas histórias e podendo fazer reflexões de qual mulher sou hoje, qual eu quis ser no passado e quem eu quero ser num futuro próximo.

São mulheres diversas, de idades, faces, gerações, histórias; que se expressam através de suas  subjetividades. Somos mulheres, meninas de todas as idades, mas com vontades de mudar os nossos mundos.

Texto e desenho autoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas