Mudança: energia direcionada à Ação


Nós seres humanos temos uma característica que nos define como preservadores de energia, queremos resultados diferentes para ações iguais, mas isso não é possível. Se queremos mudanças precisamos utilizar das nossas habilidades para conquistar a mudança nas ações diferentes. 

E como fazemos para alcançar nossos objetivos, guiados por desejos, sonhos e necessidade de que tudo aquilo dê certo? Simples para escrever (nem tanto), mas complexo para alcançar. Começando pela frase entre parênteses "nem tanto" porque levei muitos anos para ter coragem de colocar minhas ideias, conhecimento, ponto de vista, opinião, reflexões "no papel" para que o leitor lesse. Isso significa que para toda ação tem um processo complexo acontecendo dentro de cada um de nós. O que nos move é a necessidade e os desejos para alcançar nossos objetivos sejam eles quais forem.

É através das ações e gasto de energia ou como queira dizer, energia canalizada, que alcançamos nossos objetivos difíceis, trabalhosos, complexos, que muitas vezes nos parece inatingíveis, mas acredito ser possível quando temos disciplina.

A palavra disciplina me lembra muito o trabalho pelo corpo ideal, aquele que em algum momento queremos alcançar no sentido de superação, com alimentação saudável, exercícios físicos, cuidando e seguindo as orientações de profissionais diversos envolvidos no processo. Veja ser bem diferente do corpo idealizado, com a ideia do corpo perfeito criado por pessoas que acreditam que exista um modelo perfeito.

Quando temos um projeto de vida ou profissional, no sentido de nos superarmos para alcançar nossos objetivos, nossas ações são planejadas, nosso olhar torna-se focado, nos debruçamos em cima deste projeto como principal ação e nele colocamos o máximo de energia para que tudo corra bem até que o produto final seja o esperado com sucesso, sem deixar outras áreas sem cuidados, porque mesmo que tenhamos projetos, os detalhes não podem ficar de fora, eles dão o tom à vida em equilíbrio. 

Nossa tarefa num processo é a construção dedicada, de entrega. Esse processo de construção deve ser a motivação, mesmo que seja com dor ou com amor, são as conquistas sempre construídas com a verdade,  a intensidade, a fé; sonhando alto com os pés no chão; e isso é possível.

Quando alguém diz que não é possível ou em outra palavra "o que você quer é impossível", é como aquela frase "não confie em quem não gosta de cachorros". O impossível para a pessoa é a opinião dela e não a sua verdade.

Infelizmente muita gente desiste dos sonhos porque não quer mudar a rota dos pensamentos e principalmente das ações. Da mesma forma com pessoas que desistem de aventurar-se num sentimento porque não consegue equilibrar setores da vida, amor e negócios, por exemplo.

Perceba que existem pessoas desiludidas no amor que investiram todas as suas forças para se sair bem no setor financeiro. Da mesma maneira com pessoas que investiram todas as suas fichas no amor da sua vida e esqueceram ou não tiveram a força de investir na liberdade financeira. Nenhuma das duas é positiva mesmo que foram escolhas de vida, nenhuma delas é positiva porque dinheiro dá segurança financeira, mas não compra parceira de vida (mesmo que algumas pessoas se deem a esse trabalho) e ter um amor e não ter segurança afetiva também não é bom.

Quando investimos nos diferentes âmbitos da vida pessoal criamos um equilíbrio positivo, um círculo de energia construtivo. Quem nunca ouviu dizer "o que acontece em Vegas, fica em Vegas". O que acontece na vida do casal, fica na vida do casal. O que acontece no trabalho, fica no trabalho e assim por diante. São portas que se abrem quando estamos lá e portas que se fecham diariamente quando terminamos nossas tarefas. Somos compartimentados e complexos por completo e talvez por isso esses anos de 2020, 2021 está tão difícil para nós, pelo fato do vírus, por juntarmos todos esses compartimentos num só espaço físico (para quem está trabalhando em casa); mas somos adaptáveis e só não podemos nos acomodar mesmo quando as coisas estão difíceis.

Buscamos superações com ações, equilíbrio no fazer do cotidiano, nas emoções que regem nossas ações e o nosso sermos nós mesmos, com dor e com amor, nos melhores e piores momentos. E desta forma, não somos vítimas de nossas ações, somos responsabilidade de nossas escolhas.

Tomamos decisões a todo momento, mesmo quando fazemos escolhas erradas. Não devemos nos culpar dessas escolhas, devemos nos responsabilizar e transformar porque dos erros ficam as aprendizagens para não errar mais. O erro não deve ser visto como culpa, mesmo que nos julgamos na maioria das vezes. Não é fácil olhar com culpa para inúmeras tentativas e perceber-se como alguém que morreu na praia por nadar tanto. Nesse momento, sente-se na beira-mar e olhe tudo ao seu redor. Observe a totalidade dos seus movimentos e avalie por quantos km nadou, quantas turbulências enfrentou, quantos tubarões escapou, quantas tempestades se salvou, quantos dias escaldantes não te matou. Olhe nessa praia quantos coqueiros com coco, alguma civilização. Aqui está a diferença da tua ação!!

Perceba que a forma que nos vemos é a maneira como nos apresentamos às pessoas. Essa imagem de nós mesmos reflete para o mundo, ela pode ser verdadeira ou uma farsa, mas você está mostrando quem você é. E o que você quer mostrar para os outros e o que mostra? Qual imagem você cria de si mesmo? Quais personagens te define? Quem é você? O que você quer? São questionamentos importantes para que você tenha consciência de si mesmo!

A mudança nem sempre é um objetivo de vida para a maioria, talvez seja, mas se não existir disciplina, força de vontade, determinação, resiliência, persistência, entre tantas outras definições que você deve saber mais a fundo pela dor que já sentiu, através de experiências que já viveu.

Dicas de filme: 

Náufrago: https://g.co/kgs/WGBsGL

A Procura da Felicidade: https://images.app.goo.gl/RyGjsNPfZQmqKmBR6



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas