Meditação

Não tinha o costume de meditar sentada numa mesma posição, ouvindo uma música relaxante, na tentativa do silêncio absoluto já que a cabeça trabalha a milhão e o silêncio não é tão absoluto assim; mas vou te contar como as situações acontecem e a vida caminha.

"Já tentei de tudo, dizia Luiza, sentar-me em posição X, ouvir música calma, sentir o vento, tentar imaginar aquele maravilho lugar guiado pelo professor. Já fui ao templo Budista, fiquei na posição Y, sentada tentando ficar sem me mexer, morrendo de dores nas costas. Procurei um lugar calma no quintal de casa, dentro do quarto com a porta fechada, luz do abajour acessa e nada. Não que eu tenha sido interrompida, mas é algo que vai além das minhas possibilidades internas. Mas encontrei um jeito de meditar, aliás encontrei duas formas de fazer do jeito que eu mais aprecio e comigo dá muito certo".

Entendi que para cada pessoa existem formas de meditação, alguns sentam-se horas na mesma posição, mas eu não tenho esse perfil de sentar para meditar. 

Como eu faço para meditar? Nadando ou caminhando!

Interessante que descobri essas possibilidades certa vez que estava dentro da piscina com a cabeça cheia de problemas para resolver, depois de um dia intenso trabalho. Entrei na piscina e a cada braçada eu pensava na situação, na resolução do problema, nas possibilidades. A cada mergulho eu fazia uma oração, uma prece, até o momento que esvaziei meus pensamentos e nesse momento percebi que meus pensamentos tinham desaparecido por um tempo, mantendo um silêncio incrível e vazio de problemas e soluções.

Hoje, durante as caminhadas acontecem os mesmos fenômenos, nos primeiros passos vou organizando os pensamentos e as tarefas como se fosse uma planilha, ticando o que já realizei por exemplo. E ao passar do tempo, os pensamentos e as preocupações vão indo embora até que a mente fica esvaziada.

Essas atividades são ótimas para mim, porque os resultados são fortalecedores para a saúde integral. Além de fazer exercícios, manter o corpo e a mente saudáveis, diminui o estresse, a tensão do cotidiano, a ansiedade e melhora o foco nas atividades essenciais que precisam de maior atenção e profissionalismo.

Como você diminui a tensão e melhora a sua condição existencial?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas