Intuição

O que é essa tal de intuição que tanta gente fala, mas que poucos conseguem descrever. Além de ser uma percepção que nem sempre é sentida por todas as pessoas, é algo que não precisa passar pela racionalidade ou pela análise de uma situação. Intuição é uma forma de conhecimento direto, claro e imediato, assim como trata a filosofia, capaz de investigar objetos do âmbito intelectual, uma realidade concreta ou dimensão metafísica. De uma descrição simples, quando através da observação dos fatos e sensações sentidas, vem a intuição de que algo pode acontecer a partir daquela vivência, sem ter clareza ou ter passado pela racionalidade de situações amplamente pesquisada sobre as possibilidades. 

A intuição pode ser um dom de quem tem uma sensibilidade aguçada. Para a  Empírica, nos entrega o mundo da experiência, comporta a intuição externa ou sensível (os sentidos) e a interna ou psicológica que são os fenômenos mentais conscientes relativos à vida interior. Essa intuição se dá pelas sensações corporais como cor, sabor, textura, odor e som. Afinal para a psicologia estar com o inconsciente aberto é dar espaço para a intuição onde a razão dá espaço a utilização de instrumentos para novos caminhos, novas possibilidades.

Quando fechamos ciclos, abrimos possibilidades. A vida é feita de oportunidades, vontades e desejos. E pode ser leve, aventureira e intensamente vivida.

Esses dias minha intuição está dizendo que qualquer hora tem que escolher, mas enquanto não chega essa hora eu vou vivendo e me permitindo.

Quando a hora chegar, que eu tiver que escolher, terei ferramentas para fazer a melhor escolha, sensata, verdadeira, honesta, racional e emocionalmente falando.

Mas nesse meio que deve ser interessante experimentar novas opções de vida, vou vivendo aqui e ali, vendo isso e aquilo, sentindo o cheiro de flor e de fruto, o odor e o frescor do vento do amanhecer e do entardecer, apreciando o pôr-do-sol olhando para o mar, proseando e amando, botando o papo em dia e compartilhando segredos com quem quer que seja.

Essa é a vida que podemos viver, seja no verdadeiro sentimento de viver, seja na intuição de ser.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas