Ainda somos os mesmos?

De acordo com o site letras, a MPB nasceu com a Elis Regina que venho ao mundo predestinada a revolucionar a música. Elis até hoje representa a força, mulher de personalidade marcante, dona de um talento extraordinário, quando se apresentou em 1965 tinha apenas 20 anos, natural de Porto Alegre, RS.

De sua timidez e de ser introspectiva, onde não gostava muito de ter contato com pessoas, ganhou seu primeiro prêmio aos 11 anos de idade, na Rádio Farroupilha, tornando-se convidada fixa do programa Clube do Guri.

Quando Elis chegou no Rio, no fim da ditadura, mesmo em tempos difíceis, a agenda estava lotada com apresentação entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1965 foi contratada pela Rede Record para apresentação do Programa Fino da Bossa.

O auge de sua carreira foi nos anos 70, a cantora aprimorou a voz, investiu em discos com mais tecnologia. Em 1975 veio o sucesso pelo espetáculo Falso Brilhante e nesse álbum algumas músicas que marcaram sua trajetória como Velha Roupa Colorida, Fascinação e Como nossos pais música que tornou símbolo da luta contra a ditadura.

Aqui que quero destacar, na música Como nossos pais, a frase Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais [...]

Será que ainda vivemos como os nossos pais e somos os mesmos? O que faz com que sejamos os mesmos? O que nos faz diferente dos nossos pais (pense na sua situação de vida e da atualidade).

Usei essa frase da música que a Elis cantava por ser uma referência, mas destaco a importância que esta reflexão seja feita de acordo com as suas referências de vida, na sua realidade.

Eu acredito que somos diferentes dos nossos pais quando nos damos a oportunidade de quebrar velhas crenças e transformar nossa realidade de vida. Somos diferentes, mesmo não querendo acreditar, porque somos de gerações distintas. Podemos ser parecidos em algumas coisas porque estamos inseridos na mesma família, mas somos pessoas únicas e isso nos torna diferentes uns dos outros.

Se a relação socioeconômica do país entrar na sua avaliação, então considere outros pontos, país, estado e cidade que reside, trabalho e renda. Mas o essencial é pensarmos na questão "Como podemos ser diferentes dos nossos pais, se ainda somos os mesmos?" e ainda "Somos os mesmos de nós mesmos?".

O tempo define alguma mudança para você?




Fonte de pesquisa: https://www.letras.mus.br/blog/elis-regina-biografia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas