Xícara quebrada

 Alguns dizem que quando a louça quebra está limpando as energias. Outros falam que não devemos guardar porcelana ou qualquer utensílio quebrado, rasgado, velho. Que o que é velho dá lugar ao novo quando sai de dentro do seu lar.

Na cultura japonesa existe o Kintsukuroi ou Kintsugi que é a arte da reparar ou restaurar pratos quebrados, porque as peças tem uma história. E pensando nessa arte eu guardei uma pequena xícara lilás com um coração em patchwork gravado na cerâmica que eu não me lembro ao certo se comprei ou ganhei.

É uma xicara de café muito peculiar tanto na cor quanto no formato e tamanho. Não sei porque gosto tanto dela. Geralmente quando quebram porque escorregam das minhas mãos na hora de lavar ou de guardar, eu descarto, mas essa eu quero guardar comigo. Desde que quebrou mantenho no mesmo lugar de destaque, na mesma prateleira da estante da cozinha.

Tive algumas ideias como costurar seus pedaços mesmo faltando pedaços mas além da cola vou usar tinta dourada em sua costura e construir uma mesma e nova xícara quebrada como um quebra-cabeça porque peças de porcelana, de cerâmica, de vidro ou de barro são peças como nós pessoas.

E por que essa analogia construída com pessoas? Porque somos uma história, porque temos nossas marcas e cicatrizes, tanto internas quanto externas nos tornando diferentes no decorrer dos tempos, assim como as xícaras quebradas.

Mas vamos voltar bem antes de se quebrarem? Éramos jovens e cheios de vida e com o passar dos tempos fomos ganhando formas, marcas, experiências, dentro e fora de nós, lugares que somos vistos ou apenas sentidos. 

E as xícaras vistas em caixas plastificadas nas prateleiras do mercado, cores, formas, embalagens e preços diversos, peças desejadas e até o dia que adquirimos levando para nossas casas, fazendo parte de nossa rotina. E depois de tantos anos de uso ela se quebra por qualquer eventualidade e desta forma percebemos que ela faz falta ou que gostamos muito dela para nos desfazer ou talvez porque restaurar naquele momento faz sentido assim como restaurar sua alma, sua essência como garantia de voo certo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas