Uma gestação humana

Eu digo que a vida é feita de simbologias, Jung iria se orgulhar de mim quem sabe?

O ano tem 12 meses, de 365 a 366 dias no ano, sei lá quantas horas, minutos, segundos; mas o tempo anda, corre e voa dependendo das variáveis e das perspectivas relativas de cada um de nós. Mas voltando ao ano, 12 meses e em 2020 vivemos os mais intensos dias em 9 meses e vivenciamos partos à fórceps porque tivemos que olhar para nós com muito mais propriedade que nos tempos vividos no automático quando não sentimos o tempo passar. 

Mas nesse ano vivemos sentindo o tempo e todas as reações que o tempo causa em nós, dores, perdas, ansiedade, pânico, desespero. Mas pudemos nos reinventar e colocar em ação sonhos nunca antes tirados das nossas gavetas e portas internas. Pudemos nos conhecer e nos reconhecer como pessoas criativas e capacitadas em realizar inúmeras proezas.

Neste ano difícil pudemos nos aventurar no campo de trazer as experiências para dentro de casa, tudo à distância e de maneira remota. Fizemos pães à nossa moda, aprendemos tocar violão, organizar a rotina de toda uma família, fizemos brigadeiros e pudins e engordamos horrores até que um dia percebemos que não podíamos mais descontar na comida as nossas frustrações e medos em ficar dentro de casa quando alguém da família saía todos os dias para trabalhar até o dia que não voltou mais. Eu sei que é uma sensação horrível pois passamos muito tempo com a sensação de que a pessoa vai voltar.

Passamos dias nos reinventando mesmo que nem sempre sendo fácil, sentindo o vazio com a casa cheia, a solidão e o despreparo em tempos de "guerra". Mas e os outros como estavam em suas casas? Só sabia quando tinha reunião  pelo Google Meet, uma sensação esquisita em olhar todos aqueles rostos e não poder estar na mesma sala física para comentar, perguntar, fofocar, dar risada, e sei lá mais o que podíamos fazer quando estávamos juntos.

Foram 9 meses dentro de casa saindo para o essencial, mercado e farmácia. Passamos nove meses limpando sacos de arroz, espirrando álcool nas embalagens e nas mãos e usando a máscara como forma de convivência protetiva na presença de outras pessoas.

Mas foram 9 meses que passamos nos ajudando, colaborando com todos da maneira que pudemos. Passamos pela adaptação e momento que não podíamos sair de casa para nada, nem o nariz no portão ou na janela do apartamento. Passamos pela fase de pensar à distância como ser profissional via remota quando até aquele momento era inacessível até em pensamentos. Mas durante esses tempos à distância de tudo e de todos, vivemos o hoje e o agora, da maneira mais digna e fiel de nós mesmos, iniciando projetos e formas de viver, olhando para nós e acolhendo nossas dificuldades, nossas capacidades, nossas vontades e desejos e vivemos até respirando com mais calma, um dia de cada vez.

Vivemos cada um na sua casa, olhando para nós, acolhendo nossas ambições em apenas estar de pé com saúde, reinventando o que foi possível fazer à distância e com segurança, e com a mesma segurança quando estivemos fora de casa.

Nascemos muitas e muitas vezes, a cada amanhecer e a cada entendimento de uma fase vencida, na perspectiva de sobreviver a cada queda e a cada pequena conquista de mais um dia de vida.

E nesses 9 meses, de uma gestação pessoal, individual, de acolhimento e amadurecimento podemos agradecer pelas palavras amigas que fortaleceram a nossa existência ainda mais quando foi mais difícil ficar de pé. Podemos agradecer por muitas pessoas que colaboraram com o nosso crescimento individual, com projetos delineados, com um bom dia, um boa noite e com palavras que nos motivaram a permanecer firmes e fortes.

Nesse tempo, o tempo foi nosso amigo e nosso inimigo, dependendo do lugar aonde colocamos o nosso banquinho e para qual lado olhamos sentados nele.

Percebemos que em mais um ano, muda político, a gente continua trabalhando para construir nosso futuro, pagar contas, conquistar bens materiais, mas acima de tudo conquistamos diariamente muito mais do que tudo que o dinheiro não compra.

À você ano de 2020 eu tenho muito a agradecer por todas as amizades que eu conquistei, pelos projetos que coloquei em prática, pelas pequenas conquistas que tive, pela luz que trouxe para os meus caminhos e que neles eu pude perceber que além de ser resiliente frente às dificuldades, hoje eu vejo que tudo nessa vida é passageiro e cada um com seus problemas.

Desde 2014 venho desenhando planos audaciosos e dentro do meu tempo percebi que o tempo e os obstáculos que o Universo tem colocado em meu caminho foi apenas para me fortalecer.

Mas agora vamos mudar de linha de pensamento!! De 2014 à 2020 muita água passou debaixo dessa ponte e mesmo que eu tenha desenhado meu futuro para 2021 eu quero que a vida me surpreenda!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas