A Casa

Hoje, sábado eu estava fazendo diversas tarefas na casa, aproveitando que estava sozinha; quase sozinha, eu, o gato e a doguinha. Estava muito quieto depois do almoço, então fui até o porão, usando máscara e luvas, aspirei, passei pano e veneno como habitualmente faço todo final de ano, fechei tudo e subi. Abri o depósito e o banheiro externo e fiz uma limpeza não tão pesada, mas passei o veneno que estava preparado na bisnaga. Peguei a escada de madeira, a maior que temos em casa, luva de borracha, vassoura e mangueira e limpei a calha e o quintal. E nessa brincadeira de limpeza usei o dia todinho com essas atividades. Não é fácil cuidar de uma casa, são muitos afazeres mesmo terceirizando a maior parte dos serviços. Enquanto eu limpava a calha do telhado eu pensava que se eu morasse num apê eu teria tanto trabalho como aqui, ou tantos gastos como aqui.

Acredito que seria bem diferente, começando pelos vizinhos dependendo de qual andar eu fosse morar, a metragem do apartamento para o valor do IPTU e do condomínio. Seriam outros gastos e outros investimentos. Talvez chegasse o final do ano, eu felicitasse a diarista e passado as festas eu estaria contemplando a vista pela sacada ou fechando o apê com a mala nas mãos seguindo viagem e da mesma forma vivendo em uma casa.

Hoje estou aqui mais um ano, decorei a casa para um natal tropical, para que eu possa desfrutar das minhas plantas em outros momentos do ano. Neste momento estou com a casa limpa, compras feitas, tudo organizado para pelo menos 6 meses do ano de 2021. 

Claro que mercado e hortifruti fica por conta das semanas de cada mês, mas higiene e limpeza tudo organizado para seis meses pelo menos. E uma lista de prioridades para o ano que vai chegar, com coisas que precisamos adquirir para melhorar a funcionalidade dos espaços, ferramentas e embelezamento da casa. Não quero vestidos ou sapatos porque esses eu tenho, mas quero deixar a casa bonita e funcional.

Depois que a casa ficar em ordem, passo para as outras prioridades. 2019 não foi apenas um ano atípico por conta do covid-19, mas por causa das adaptações do cotidiano, olhar para eu mesma percebendo minhas potencialidades e habilidades, porque as limitações eu as conheço.

Hoje me sinto mais forte, mesmo sabendo que sou uma mulher forte e resiliente. Quando estamos nervosas, tristes, com problemas só pensamos naquilo que nos deixa com esses sentimentos, mas quando vamos nos tornando mais resistentes no sentido da dor que vivemos e que acolhemos, mudando o sentido dos pensamentos e transformando as dores em significativos sentimentos de construção para dias melhores, nossas prioridades mudam, as rotas da vida mudam, damos lugar para outras prioridades fazendo com que nossas dores transformem-se em objetivos para viver um dia de cada vez.

Hoje me sinto como  Forrest Gump, dê seus passos e continue sempre em frente e não pare mesmo que a dor seja imensa e intensa, e continue até que seus passos deem lugar a passos largos, a corrida e que esse movimento te faça alçar voos constantes. A vida é isso sempre em movimento, mantenha-se em movimento, caminhe afinal seus pés nasceram para caminhar mesmo que você não os tenha, a caminhada está em seus objetivos de vida.

Lista de prioridades para hoje, amanhã e sempre para onde eu estiver passando um dia, um mês ou uma vida: casa limpa, funcional e arrumada/organizada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas