Não faça em vão!

Confúcio dizia "onde quer que você vá, vá com todo o coração" e eu completo "por onde você vai, por onde você pisa, aonde você está, o que você é e faz, por onde você entra e sai, leva o seu coração e faz com toda a sua vontade. Pode fazer diferente e fazer a diferença na sua vida e na vida do outro, mas faça com o coração; não faça em vão!". É como a relação do presente que você pede ou lança para o universo, consciente ou inconscientemente todos os dias, pedindo que algo se concretize na sua vida, porém como você não sabe quando vai se concretizar e como vai acontecer, minha dica para você é ir se preparando para receber esse presente. Porque se você não se prepara para isso, vai deixar passar e só vai perceber quando perder a oportunidade. Os presentes nem sempre chegam do jeito que as nossas expectativas criam, as vezes eles vem intermediados, disfarçados, entregues por outras mãos, para que você que o recebe, forje como quer que ele fique com você. As vezes o presente é você na vida do outro, fazendo a diferença na vida do outro, como ele nunca sentiu antes.

É como aquela história de você pedir para o universo que receba um dinheiro X, um valor X, mas se você não se preparar para receber esse X ele vai embora rapidinho, e não só a quantia mas a oportunidade de continuar recebendo esses Xs.

Essa é a lição que eu também estou aprendendo porque já recebi muitos presentes, independentes de quantia em espécies, mas não soube receber meus presentes, por falta de aprendizagem, por juízos de valor, por preconceito. Tem situações que não dependem só de nós, e a vida vem mostrar que para você ser merecedor disto ou daquilo, você precisa fazer por merecer, e tenho a impressão que o coração entra nessa lição.

Quando a gente entende que o que é de nossa responsabilidade é feito com o coração, mas que os outros não tem os mesmos valores que nós, não estão preparados para estar junto para esses presentes, é hora de tomar decisões de mudança, porque mesmo se a trajetória for conjunta cada um recebe um presente na individualidade que é desfrutado junto.

Tem outras situações que  o presente que queremos e que esperamos receber dependa do crescimento e do processo de amadurecimento individual, e para isso precisamos de outras ferramentas, como a humildade, o amadurecimento, o autoconhecimento, elevando a autoestima, e isso depende exclusivamente da vontade de cada pessoa.

Outro dia me peguei pensando em algo e parei para me observar, e dentro dessa consciência percebi que o que eu pensava era uma crença limitante, algo que ouvi e acreditei por uma vida e isso me custa até hoje o que eu não consegui fazer por mim mesma. Que me faz pensar se sou capaz de fazer ainda nos meus 50 anos.

Tem um cara chamado Geraldo Rufino que fala sobre a sua trajetória com humildade o que ele construiu, além de um patrimônio, um império e como ele faz todos os dias. Hoje ele deve ter 59 anos de idade. 

Para começar porque 50 anos me impactam. Porque fui criada na época que as pessoas viviam até os 50 e na minha família foi a grande realidade, todos viveram pouco tempo, morreram cedo. Mesmo tendo consciência de que a realidade hoje é outra, minha mente se apoia nessa história desde minha infância e por eu ter enfrentado o câncer duas vezes, minha ânsia em viver o hoje e o agora é faminta. Tenho medo de não concretizar meus desejos e sonhos, mesmo fazendo o meu melhor todos os dias. E aqui tem outra crença que não é minha mas da minha avó materna, que fazia todo dia a mesma coisa e queria alcançar resultados diferentes, morreu sem conhecer o mundo e aprender a confeitar bolos que a fascinava. Depois tenho me inspirado em pessoas mais velhas que eu, que na sua maior idade têm realizado feitos e isso me inspira porque eu sei que posso ir longe e alto, afinal todo o empenho de uma vida não deu certo na sua totalidade, então continuar caminhando com objetivos e metas fazendo diferente do que eu fiz até hoje; porque quando caí se levanta!!


Tem coisas que tenho dificuldade em mudar, em fazer diferente ou não fazer igual. Tem coisas que quero e sinto a necessidade de mudar mas as vezes me falta determinação mesmo quando eu procuro diferentes trajetórias no caminho, mudanças de rotas pensando diferente. E mesmo quando a vida não me traz resultados esperados por mim, eu continuo caminhando e fazendo meu melhor todos os dias.

Como agora, estou sentada na frente do notebook escrevendo para vocês na companhia do meu filho felino Sushi. Estou fazendo o meu melhor que é escrever além de observar algumas atitudes nas redes sociais e avaliando se isso é positivo ou negativo e o que eu posso incluir nas minhas postagens e o que não acrescenta em nada, anoto as dúvidas, as ideias, elaboro possibilidades e faço reflexões do que é ético e o que não é, o que pode ou não acrescentar valor e fazer a diferença na vida das pessoas, como vocês que leem minhas postagens.

Como outro dia, eu gosto de seguir diferentes vlogueiros, para saber o que acontece nas redes sociais e saber o ponto de vista das pessoas, como avaliação de produtos como cosméticos e tal, afinal essas pessoas são influenciadores por alguns motivos. Até outro dia acompanhava um sujeito que ao meu ver fez uma infeliz divulgação dizendo que a mulher tinha de deixar se ser pata porque se o parceiro tem uma amante ela tinha de sair do relacionamento. E com esses vídeos ele vende um produto que é um curso de empoderamento feminino. Meu alerta interno tocou!! Eu acredito sim no empoderamento feminino e como empoderar as mulheres, e o caminho é outro. Porém no vídeo dele além de dizer que a mulher tinha que tomar uma decisão, ele assumia que o comportamento do homem machista é ter várias mulheres enquanto está com essa parceira. Para tudo!!! Qual é o comportamento humano que precisa mudar, adaptar-se para hoje? Todos os homens tem várias mulheres? Todas as mulheres tem vari@s parceir@s? E não estou falando de fidelidade mas de bom senso, de acordos feitos entre os casais. O que se assume quando diz que a mulher é uma pata? Além de continuar denegrindo a imagem das mulheres está defendendo quem a fim de vender seu curso?? Ah...não!! "Desci do vagão", sai do automático e fui lendo todas os comentários das mulheres endeusando aquele ser como maravilhoso e fodástico. 

O empoderamento feminino é muito mais do que saber lidar com um parceir@ e suas relações. Empoderar-se significa amar-se, autoconhecer-se, levantar a autoestima, fortalecer sua essência de pessoa, aprender a lidar consigo mesma num processo íntimo, respeitando-se, amando-se. Porque numa relação de respeito, seja um parceiro ou uma parceira, tudo tem que acontecer no consenso e para ser realmente uma relação saudável um agrega valor na vida do outro.

O que adianta a mulher aprender a lidar com o outr@ se não sabe lidar consigo mesm@, a vida precisa ser ética partindo de si para si e para o outro. Fazer com o coração é fazer para si mesmo o que você quer que o outro seja capaz de fazer por você e consequentemente ao contrário, você para o outro.

Não adianta vender uma imagem que não condiz com a realidade, que aliás, neste caso, ele está vendendo a sua imagem, mas as mulheres ainda não perceberam isso. 

Respeito, ética, valor, transparência e uma série de outros aspectos faz a imagem de quem você é. Então não adianta só apresentar a imagem que você quer, mostre quem você é de fato. Lembra de uma influenciadora que dizia ser vegana e numa foto de viagem postou a foto do prato do restaurante aonde tinha um filé de peixe? Uma hora qualquer a máscara caí. Então minha dica, faça seu melhor, mesmo que venda a imagem na escassez, venda a imagem verdadeira.

Qual é o legado que você constrói?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas