Quem é Emílio Figueira?
Para cada um de nós, uma palavra, um gesto ou uma frase, faz sentido em algum momento das nossas vidas. Para Emílio Figueira a frase "Uma Vida com Muitos Caminhos" pode ser o resumo da mais abrangente proposta onde a escolha no percurso faz a diferença não só na vida dele. Considerado um multiprofissional, nasceu em uma noite de setembro de 1969, por falta de oxigenação no cérebro durante o parto ficou com paralisia cerebral com problemas na fala e de coordenação motora. Passou por longos tratamentos na década de 70 na Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), em tempos que as crianças com deficiência ficavam isoladas do convívio social. No início da década de 1980 um grupo dessas pessoas resolveu derrubar esses muros para conquistar novos espaços na sociedade, Emílio foi um deles, lançando-se na vida e em busca de muitas possibilidades. A arte criou ao Emílio certo fascínio, onde criou desenhos e pinturas. Alfabetizado aos cinco anos e aos sete anos já escrevia seus primeiros poemas e contos. Aos 11 anos saiu de São Paulo onde morava com seus pais e foi com seus avós maternos morar numa cidade do interior, Guaraçaí onde foi fundamental para a sua inclusão social e escolar e na construção de sua personalidade. Anos depois escrevia reportagens para a Folha de Guaraçaí. Aos 16 anos fazia o jornal praticamente sozinho além de colaborar com outras publicações e rádios da região e aos dezoito formou-se em jornalismo técnico.
Aos dezenove mudou-se para Bauru chegando a ser chefe de redação, num grupo jornalístico que editava três jornais. Em 1993 foi convidado a escrever um livro sobre a história do Centrinho - Hospital de Reabilitação de Anomalia Craniofaciais da Universidade de São Paulo em Bauro, ali como bolsista desenvolver uma grande paixão pela pesquisa, principalmente na área das deficiências. Em sete anos de hospital escreveu cinco monografias e trinta artigos científicos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Nessa jornada, aos 33 anos Emílio decidiu voltar a estudar para alcançar o grau de cientista. Bacharelou em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração, volta para SP, desta vez para fazer mestrado em Inclusão Escolar pela FTC de Salvador Bahia. Estudando e escrevendo artigos psicanalíticos ingressou na Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, concluindo em 2009 sua tese de doutorado profissional. Em 2012 Emílio bacharelou-se em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de SP e em três anos depois doutor em Teologia.
Trabalha como professor e conferencista em Educação Inclusiva, tem sido convidado à palestras em escolas, universidades, instituições, seminários e congressos e o levou a escrever mais de 80 publicações. Criou um site com publicações e cursos que ajudou mais de 22 mil professores no Brasil e no exterior, sendo grande parte da região Norte e Nordeste do país.
No site o leitor vai encontrar vídeos sobre a história de Emílio Figueira além das publicações. Foi um prazer conhecê-lo e poder com seu consentimento, escrever essas publicações sobre ele e minhas reflexões acerca da deficiência, podendo disseminar esse conhecimento que poderá ser útil à você.
Fontes de pesquisa: dia 07/10/2020
Site: https://www.emiliofigueira.com.br/
Comentários
Postar um comentário