Ricos de Espírito

Pensar nos problemas e nas preocupações que estão tirando o seu sono e nos medos que eles causam em você não é uma boa sensação e muitas vezes fazem você desistir, porém para a superação desta fase, e isso é possível, você vai precisar de resiliência. 

Resiliência é um termo da física para alguns materiais que absorver impactos  e voltar a forma original.

Você fez traçou o Plano A: conheceu uma pessoa, namorou, noivou, casou, trabalhou investindo em conhecimento e formação, sem fazer renda passiva pois se tornou a única provedora da casa sem apoio para construir um presente próspero, teve filhos, engoliu muitas provocações e muitos sapos, investiu numa relação falida, sentiu orgulho em estar casada, fez inúmeras tentativas para o relacionamento dar certo, viveu uma vida de dor, perdeu as referências positivas, e com essas perdas não encontrava o ponto de apoio para avaliar se tudo aquilo que estava vivendo era positivo ou negativo, até o dia que ficou doente. Enfrentou de cabeça erguida a doença, a cirurgia, o tratamento, a recuperação e agradeceu ter tido o câncer para conseguir olhar para si e perceber que tudo que estava vivendo naquela relação era o deserto sem água, sem a possibilidade de sobrevivência. Então dentro de si, dentro do buraco negro, nasceu um oásis de possibilidades e você tomou coragem em dizer o que você queria e o que não mais queria, dando a ele a chance de avaliar a vida que tinham. Na primeira ou segunda semana, tudo estava como as férias na Disney, porém após esse tempo, o castelo sem estrutura desmorona e você fica doente de novo. Enfrentando o seu segundo câncer, você se vê no chão porque desta vez esse mesmo sendo inicial é mais preocupante que o outro com casos na família. 

Sabendo que o câncer não é sentença de morte, você o enfrenta mais uma vez se desvencilhando de tudo que não deseja mais, das companhias tóxicas, das pessoas maldosas, se permitindo viver da maneira mais feliz possível porque a vida é frágil, mas você não é. Então descobre dentro de si uma força descomunal e capacidade de progredir, só que desta fez fora da relação que não te fez evoluir um centímetro em vinte e poucos anos. Mas o que mais te incomoda não são os poucos anos e sim os vinte anos sem evoluir. E qual o plano de agora? Traçar o plano B foi fácil, enfrentar o câncer pela segunda vez, fazer a cirurgia e o pós-cirúrgico. Não foi fácil perder o cargo designado, não foi fácil voltar para o local de origem profissional, não foi fácil enfrentar os medos, mas foi fácil enfrentar os leões e plano B concluído com sucesso e a vida retorna das cinzas. Seguindo para o Plano C, tinha a certeza do divórcio, o fim de um relacionamento falido e o recomeço de uma nova vida.

Plano C: novos desafios e novas realidades você começou a desenhar no papel sobre os seus desejos e sonhos a se realizar, pensava no recomeço com determinação, mas sabia que não seria fácil. A certeza era de recomeçar, criando rotas e percorrendo caminhos, fazendo acontecer e mudando realidades, incluindo a sua. Recomeçar nem sempre é confortável, porém existindo objetivos e determinação existe força para fazer acontecer. Uma pessoa resiliente é aquela que supera obstáculos e seguir à diante, é saber se adaptar aos imprevistos e as mudanças em todos os segmentos da sua vida, por isso muitos idosos e idosas dos tempos passados tinham dificuldades em adaptar-se às mudanças e paravam no passado delas como forma de proteção porque era aquela vida que eles conheciam. E hoje não é diferente, muita gente para todos os dias nos seus passados e outras enfrentam seus maiores medos e ultrapassam obstáculos e crenças limitantes porque acreditam na sua RESILIÊNCIA. Sim!! É isso, essa é a grande diferença entre os pobres de espírito e os ricos de espírito. Os pobres de espírito sempre acreditam que o que conseguiram até o momento é o que é, que não adianta tentar mais e querer mais porque o que conseguiram fazer é o limite. Para os RICOS de espírito ir depois do fim está valendo cada segundo, porque não existe o fim e sim vários começos. Para o rico de espírito existem as possibilidades, existem os caminhos, existem os planos, existem as rotas, existem as oportunidades. Essa é a diferença!! E ela reside na resiliência, na crença em si mesmo, na forma de viver a vida, olhando para o hoje como oportunidade de novas alianças e de novos caminhos. 

Todos os dias aprendemos coisas porque a vida é um espetáculo e pensar que patinei por vinte e tantos anos da minha vida por falta de apoio, por falta de força, por falta de coragem em mudar o meu hoje. Mas o meu hoje é muito mais colorido do meu ontem porque eu acredito nas minhas habilidades, nas minhas potencialidades. Eu sou o que me torno todos os dias acreditando no que eu faço hoje de bom para mim, para minha família, para as pessoas do meu entorno, para meus alunos e alunas, para meus pets. Aprendi a ser resiliente ouvindo brigas, gritos, xingamentos; ouvindo pessoas descrentes das minhas capacidades quando nem ao menos me ensinavam a fazer melhor; aprendi a ser resiliente quando a morte bateu na minha vida três vezes e eu acreditei que viveria; aprendi a ser resiliente mesmo quando eu pedi que a morte chegasse à minha vida; aprendi a ser resiliente diante às inúmeras vezes que sofri bullying dos colegas da escola e da minha família; aprendi a ser resiliente diante de anos de opressão, castração e violência psicológica de anos vividas por pessoas da família porque na família é o núcleo que mais acontece violência por pessoas que diziam que me amavam e que me respeitavam.

Resiliência para a psicologia é a capacidade do ser humano enfrentar problemas, desafios e aguentar a pressão e se tornar flexível para adaptação da mudança. 

Me tornei resiliente porque a vida me colocou num ringue de boxe e disse "vai lá e faz o seu melhor'. É o que eu tenho feito todos os dias agradecendo por todas as pessoas pobres de espírito que passaram pela minha vida, colegas, ex-amigos, familiares. Mas agradeço também aos lutadores com lutas (pelos espírito lutador) e os sem luvas de boxe que me ensinam todos os dias que a vida tem muito valor e que dessa vida eu estou construindo o legado que vou deixar para as futuras gerações.

Imagem livre de direitos autorais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas