Ostracismo

No século V antes de Cristo (a.C) em Atenas na Grécia ostracismo era uma punição, na qual o cidadão em cargo político que atentasse contra a liberdade pública, era votado sua banição ou exílio, por um período de dez anos e tal feito foi criado por Clístenes conhecido por ser o pai da Democracia. Fatos históricos escrevem as histórias de um povo, de um país e são usados como referência para construção de leis, normas até os dias de hoje. Não estamos na Grécia e não somos a Grécia. Somos o povo de um país chamado Brasil, que tem uma história sofrida desde o começo dos tempos. Passamos por criminalidade desde que foi "descoberto", invadiram, mataram, estupraram, roubaram, queimaram. Desse descobrimento fizeram povos escravos na continuação das mortes, dos estupros, dos roubos, das queimadas e das invasões. 

A escravidão que no Brasil durou trezentos anos não foi apenas com os indígenas, povo da nossa terra, nossos antepassados. Foi na retirada de negros africanos da terra deles, destruindo casas e famílias, separando irmãos e mães, sequestrando, torturando, matando, estuprando, roubando, escravizando para trazer essa gente de bem para um país distante do seu, para trabalhar sem dignidade alguma. Foram anos de escravidão até quando, acreditem você, que a assinatura da Lei Aurea, aos olhos de grande maioria foi um presente sua assinatura, porém negros até então escravizados, torturados, institucionalizados estavam livres; como lidar com a liberdade em tantos anos de escravidão? Assemelha-se a um preso que passa trinta anos numa penitenciária e quando ganha a liberdade, não ganha a oportunidade de integração na sociedade que vive, não sabe viver fora dos muros porque se passaram trinta anos com o país em desenvolvimento; me diga se você conseguiria se adaptar à todas as mudanças em poucos dias sem a vontade de tirar sua própria vida, principalmente com o sistema penitenciário brasileiro.

Depois desse tempo passamos por um longo período de ditadura, foram vinte e um anos sob o regime autoritário de intervenção militar, onde cada um de nós teve a liberdade de expressão calada e banida, onde o direito de ir e vir era controlado por inúmeras pessoas que circulavam nas ruas, onde ninguém confiava num estranho, porque qualquer palavra, riso, atitude que fosse interpretada mal era castigada, onde a pessoa ficava marcada como gado no ferro quente. Nessa época muitos familiares desapareceram, escritores, atores, tradutores, comerciantes, ricos e pobres colocados numa sala de interrogatório apanharam, torturados e calados para todo o sempre, sem que as famílias tivessem de volta seus corpos, porque a sua expressão democrática não existia. O Regime foi sendo colocado aos poucos sem dar muitos passos perceptíveis e da noite para o dia, como o muro de Berlim, dividiu uma nação. Colocaram em prática vários Atos Institucionais (A.I) de 1968 à 1978. Nas escolas as crianças não brincavam livremente nos pátios, os lanches eram fornecidos dentro das salas de aula, donos de escola preservavam as vidas dos alunos, dos funcionários e de suas famílias ensinando o silêncio até na hora do recreio. As linhas telefônicas eram grampeadas, pessoas era fotografadas, pessoas eram rastreadas. Mataram e torturaram vidas, pessoas conhecidas e desconhecidas, vizinhos, parentes, familiares. Estupraram, torturaram e mataram pessoas como você que não tinham liberdade de expressão porque o direito de expressar foi banido e censurado pelo cargo político e militar da época onde os direitos democráticos foram oprimidos. Nessa época crianças não foram poupadas, perderam o direito de brincar, de falar sobre um parente, um familiar ou vizinho, foram assustadas nas ruas e em casas quando soldados à mando do governo entravam nas casas e levavam um ente querido à força. Ainda que muita gente acredite que a ditadura foi um marco positivo na vida do brasileiro, que o sistema funcionava, que as escolas não eram uma bagunça, saiba que hoje crianças e jovens tem o direito de expressão de todos os tipos, que a sua concepção de organização é a mais tola de todas, que o país foi saqueado, roubado, invadido e que desde o início de tudo até os dias de hoje, a cultura do roubo prevalece insistentemente nessa terra; infelizmente.

Após essa época, o Brasil passa por um processo de abertura política e reintegração das instituições democráticas, vem sendo períodos longos e difíceis até os dias de hoje, onde ainda candidatos cometem o suicídio, são mortos em acidentes de avião, suas famílias são ameaçadas. E não bastasse que essa violência venha de um representante mas de uma "onda" de pessoas crentes em atividades do "bem". 

Para hoje o que eu sinto e vejo é o descaso de inúmeras pessoas governamentais e populacionais, não só os ignorantes de espírito e os ignorantes culturalmente. Se você viveu na época da ditadura tem histórias para contar. Se você não viveu nessa época tem histórias para ler. Não continue sendo um ignorante e manipulados ou manobrados pela cabeça de quem pensa mais que você ou vai continuar acreditando em Papai Noel. Saia de cima do muro e coloque-se de maneira que enxergue a realidade triste por trás de todas as ações criminosas que estão acontecendo nos dias de hoje e não romantize o nosso passado histórico.

Com o isolamento social as pessoas que puderam, ficaram para manter a vida intacta. Essa era a visão que tivemos no início porque esquecemos que nem todas as pessoas são de bem. Os índices de violência doméstica, estupros, violência à crianças e jovens aumentaram drasticamente. Daí você me diz "O que eu tenho a ver com isso?", sua ignorância, seu desprezo, sua conivência diz tudo sobre o que você acredita e o que pensa também sobre o governo e a família conservadora. 

Diferentes modelos de família existem desde os tempos mais primórdios e dentro do núcleo familiar existe todo tipo de violência. Não importa se a família é constituída de um pai, uma mãe e um filho; duas mães e dois filhos; uma mãe e uma filha; uma avó, uma filha e uma neta; o que diz sobre serem um núcleo familiar saudável é o caráter das pessoas, a história de cada um, as referências positivas e negativas que cada um recebeu durante a sua história, diz sobre a saúde emocional de cada pessoa. Se essas pessoas e seus núcleos familiares conservadores ou tradicionais papai e mamãe manipularam, violentaram seus filhos fisicamente ou psicologicamente durante a vida toda e esses filhos nunca receberam atendimento psicológico por exemplo, o que podem ter se tornado no presente, continuam a torturar pessoas, procuraram ajuda depois de adultos ou estão agindo diferente de seus pais porque não querem que seus filhos passem por aquilo que eles passaram. O que importa no núcleo familiar são os exemplos coerentes com a fala, o que as crianças presenciam dentro de casa, o que ensina para uma criança que vai levá-la à evolução sem que você se beneficie diretamente de alguma forma que não seja a sua obrigação perante à Constituição Federal vigente no país. 

Aliás, pela constituição o governo, os estados são responsáveis pela segurança, saúde, educação como direito social do ser humano. Além dessa obrigatoriedade outros documentos foram assinados como responsabilidade social da nação, como a preservação ambiental e histórica por outros governos em outros tempos, que estão vigentes até 2031. Governantes anteriores assinaram documentos que os atuais precisam manter, para dar continuidade ao trabalho. O que importa nos governos é que são representantes políticos e estão para representar a população e os interesse do PAÍS e não os interesses pessoais e familiares. Cargos políticos devem ser ocupados por candidatos competentes em suas funções, tendo coerência positiva, respeito e responsabilidades para liderar uma nação. O que estamos vendo desde a campanha é o contrário de respeito, de dignidade, de responsabilidade porque um candidato que incita a violência à mulher em rede nacional, não só desrespeita uma mulher, incita todos os homens que não tem moral, à cometer violência contra qualquer mulher. Um homem que está para representar os interesses de toda uma nação, baixa as leis de preservação ambiental, abre para visitação territórios preservados, incita violência contra nossos povos sejam eles indígenas, negros, mulheres, crianças, LGBTQIA+, legitimando a violência, o estupro e a destruição, você ainda tem dúvidas quanto a integridade psicológica e a incompetência de tal ser?

Desde que me conheço por gente assistia com o meu pai as notícia na TV, sobre os massacres contra indígenas, o garimpo na Serra Pelada, o desmatamento da Amazônia, a aquisição de agrotóxicos trazidos para o Brasil por empresas grandes para o plantio de sementes, até onde foram proibidas sua utilização em países de primeiro mundo, devido a contaminação dos lençóis freáticos, da terra e da sua gente, responsáveis por doenças que matam a população, mas absorvidos e incluídos na alimentação do brasileiro, país até então tão rico onde na terra tudo dava.

Toda a terra devastada para o plantio de comida para gado e para o gado pastar, onde a vida da fauna silvestre e da flora também utilizada para medicamentos naturais está se esvaindo dando lugar apenas à medicação farmacêutica. Animais sendo queimados vivos assim como fizeram nos campos de concentração com pessoas. Triste e lamentável saber que você ainda acredita que as ações criminosas das queimadas no Pantanal, na Amazônia, a devastação nas terras de Brumadinho, a morte de famílias sob a lama, o óleo nos oceanos, os agrotóxicos nas plantações, as queimadas sejam apenas ações de criminosos sem apoio nenhum, sem motivação nenhuma, sem história alguma, sem crença alguma. Me diga o que você é, porque o que pensa eu já sei. Além de ser cego é mudo e ainda está digerindo o seu orgulho e você sabe do que estou dizendo. 

A muitos tempos o Brasil vem absorvendo teorias e práticas exercidas em outros países, que hoje são obsoletas por lá e aqui estão sendo colocadas em prática. Não somos um país de primeiro mundo, nossa história vem sendo contada por nós, por nossos antepassados, por nossa gente, por nós mesmos. O que estamos fazendo para escrever melhores dias nas nossas vidas. Ou você ainda não percebeu que as nossas forças armadas não foram enviadas para acabar com o fogo e pegar os "criminosos" que estão acabando com tudo "que o sol toca"? 

Você sabe porque a prioridade desse governo não é a educação? Porque a educação forma pessoas politizadas e críticas, tiram pessoas da ignorância total, tira o trapo dos olhos e não coloca na boca. Assim como Paulo Freire dizia e deixa esse legado "A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas que transformam o mundo". Pesquise por si mesmo, quem era o secretário da educação, Alexandre Schneider professor e pesquisador. Em 2018 assumiu o cargo João Cury Neto, advogado e político, que renunciou após seis meses de mandato. Em seguida entra o atual secretário que para começar em grande estilo numa de suas lives diz que a professora tem déficit de compreensão, formado em Ciência Política. Tire suas próprias conclusões de quem realmente entende sobre educação e quem deveria estar ocupando este cargo. Educação é um processo que assegura desenvolvimento e formação, aquisição de conhecimento, crenças, desenvolvimento de habilidades, hábitos que venham a desenvolver o sujeito de maneira integral, física, psicológica, intelectual e moral. A educação precisa de quem entende de educação e que represente de maneira ética o cargo que ocupa. Esse foi um dos exemplos mas você pode pesquisar em sites confiáveis outros casos de ocupantes políticos, antes que as informações sejam banidas do seu alcance. Além disto, quem representa o país aproveita dizer a toda uma nação, que professores estão viajando ao invés de trabalhar, colocando mais uma vez,  a população contra os profissionais de educação, nesse período de isolamento social, desrespeitando e desvalorizando àqueles que trabalham para formar pessoas. Qual é o futuro de um país onde o representante, o presidente não valoriza os profissionais de educação?

Vamos fazer uma análise dos ministros do meio ambiente: de 2010 à 2016 quem ocupava o cargo era uma mulher, bióloga, trabalhou no IBAMA, onde atuou como subsecretária do Meio  Ambiente do estado do Rio de Janeiro. A partir daí quem ocupa o cargo de Ministro do Meio Ambiente é um advogado, administrador e político brasileiro. Tome suas próprias conclusões sobre o que estamos vivendo, seja sábio no que desconhece e deixe de ser tolo no que acredita saber. 

Pessoas com todo esse conhecimento sobre administração, política e leis estão administrando, coordenando e liderando bem o nosso país? Desrespeitando leis ambientais, em cima do muro, matando em nome do que mesmo?? Ah!! Do desenvolvimento da pecuária porque a grande maioria das queimadas não é só para o gado pastar, mas para plantar comida que o gado tem que comer e depois matar o gado para encher a sua barriga faminta de ódio e de dor. Não importando o que tem no caminho, se a onça, se é o cervo, se é o indígena, se é o seu povo. Para essa gente o que importa é a sede de mais poder, mais dinheiro, menos vidas, menos terras, menos preservação, mais extinção, mais abandono, mais desprezo até para quem rouba doações que está colaborando para o trabalho de quem tem a humildade e a ética em salvar a nossa casa na tentativa de preservar o que ainda resta.

E para você que tem o discurso "não entendo porque as pessoas falam mau do governo se as queimadas são de pessoas criminosas", por si só mostra o quanto é ignorante e despolitizado manobrado pela massa. Queimadas são crenças limitantes que mantém o país em total desrespeito pelo real crescimento de seu povo sem o devido cuidado de preservação à vida.

Até hoje muitos grupos vem se formando com o intuito de discutir questões do cotidiano, a fim de agregar valor através de ações que possam colaborar e impactar em nossa sociedade marginalizada e esquecida. Porque ainda hoje ouço pessoas com discurso de que o negro deveria continuar escravizado para que o país se desenvolvesse ou que as ações vindas de um grupo de mulheres representa o descaso e o desrespeito porque tal grupo vai beneficiar homens e mulheres negras para o mercado de trabalho no Brasil.

Dicas de filmes: A Onda - 2008; Duas vidas - 2012; Funeral em Berlim - 1966; Filha da Guerra -; A vida dos outros - 2006; Adeus, Lenin! - 2003; O menino do pijama listrado - 2008; Escritores da Liberdade - 2007; Um sonho de liberdade - 1994; Rei Leão I - 1994.

Dicas de livros: 1994 de George Orwell; A revolução dos Bichos de George Orwell; O diário de Anne Frank; A menina que roubava livros; O homem que venceu Auschwitz; Os segredos do Nazismo; O nazismo, as mulheres, a filosofia; A lista de Schindler; O que é o fascismo? de George Orwell; A segunda Pátria de Miguel Sanches Neto; Sobre a Tirania de Timothy Snyder; As mulheres do Nazismo de Wendy Lower; V de Vingança de Allan Moore; Mussolini e a Itália Fascista; Crer e destruir de Christian Ingrao.

Viaje e conheça os patrimônios preservados, entenda que a preservações de patrimônios diz a respeito da nossa história, é a preservação da humanidade. Visite museus e exposições aproprie-se de cultura e arte na construção e desenvolvimento da sua mente. Aculture-se, não deixe que a opinião dos outros te conduza à destruição como uma onda e no fim da nossa democracia.

Obs: Caso queiram fazer a versão brasileira do filme Harry Potter, saibam que "aquele que você sabe quem, de nome que não pode ser nomeado", não fica com o papel principal. Aquele que foi banido, sem rosto e sem identidade; vindo do limbo de onde nunca deveria ter saído.

Link pesquisado dia 21 de setembro de 2020 - ONU https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas