O Verbo Aprender


Não é a definição de aprender que me refiro, talvez o conceito seja a referência mais exata sem exatidão, já que o fato talvez seja a constância ou a determinação. Talvez durante o discursar do texto esta ideia fique mais clara,tanto para mim quanto para você. Na escrita, as vezes o silêncio me é caro, ajuda a clarear as ideias, os pensamentos vão se organizando. Por vezes o barulho organizado, a música, o vento assobiando na janela, o latido dos cachorros, colaboram para reorganização das ideias, das palavras, do texto que escrevo para vocês. Tem uma diferença entre o saber e o aprender, saber ou ter sabedoria hoje não é tudo, ter conhecimento é só uma "ferramenta" no futuro; no hoje. Saber hoje torna-se obsoleto, o abstrato que não leva a nada. A vida exige da gente a competência e o hoje exige que a gente aprenda, desaprenda e reaprenda. 

O mundo de hoje, talvez, se defina por três palavras: Complexidade, Velocidade e Incerto. O complexo diz sobre o mundo de hoje, que não é tão simples e tão programado como foi no passado. A velocidade da luz no que diz respeito às informações são quase que instantâneas, sabemos de tudo, como um bombardeio de informações e cabe a cada um como direcionar de maneira positiva na sua vida. Incerto porque as coisas de hoje não podem mais ser programadas para dez anos adiante. Temos que estar preparados para as incertezas, ter estratégias na necessidade da mudança. O que distingue um profissional de um amador, persistência e paciência, o amanhecer só vem depois da noite ter passado. 

Persistir ou desistir vai traçar seu caminho. 

O que eu não sei e o que eu não sei porque não aprendi: vai aprender ou desistir de aprender.

Eu não que sei que sei: tenho uma habilidade que não sei que tenho.

Eu sei que sei: competência de ação.

Tem que querer é a motivação, o saber é a estratégia, o como é o fazer. As coisas acontecem na vida quando a gente corre atrás dela porque quer fazer isso, atrás de um problema vem uma solução, são os seus problemas; os seus melhores amigos que te levam a crescer. 

O que tem que ser ensinado a um jovem que existem dois poderes: pessoal e posicional. Se o jovem aprende desde jovem que o maior poder construtivo é o pessoal e não o posicional, ele saberá respeitar e ser respeitado em qualquer posição que ocupar. As coisas importantes da vida é crescer, essa é a meta que ajuda a nos colocar em movimento porque a vida tem o direito de nos surpreender. O que você pode fazer quando é surpreendido, na situação que você está e começa a fazer e o universo ensina a sua própria experiência, nada impede que você aprenda por conta própria. Qual o seu potencial e como usa seu potencial? As vezes o que você sabe vai além do entendimento dos outros, então vai com calma sem desistir do que acredita. Em todas as áreas existem teorias sofisticadas até um momento que os paradigmas mudam tornando as teorias sucateadas. Se você aprende a ganhar dinheiro em fases boas da sua vida e perde tudo, você saberia ganhar tudo de novo com a idade avançada? Para isso você não precisa só de sabedoria, vai precisar de estratégia para "virar o jogo". Partindo do pressuposto que a realidade é subjetiva, se usar lentes coloridas vai enxergar o mundo colorido. As crenças limitantes não trazem resultados desejados porque são limitantes e não vão mudar. Quem tem que mudar é você, olhar os problemas por outras perspectivas porque interpretamos a nossa realidade por nossas experiências e isso torna nossa realidade relativa e subjetiva. 

O que faz a diferença é a sua atitude, manter-se em movimento. Digo isso porque poucas pessoas leem meu texto hoje, mas se eu parar de escrever, nenhuma pessoa vai ler minhas postagens. Se para você que lê o que eu escrevo faz diferença, eu estou satisfeita!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas