Qual é o tempero que você coloca na sua vida?

Fiquei pensando sobre essa título, na dúvida entre "temperos na vida", "temperos da vida", "temperos", "vida" e quase ficou sem título. Venho escrevendo sobre especiarias, seus benefícios, vitaminas e minerais, utilização e origem, no blog Hortelã Marmitas Vegetarianas. Venho fazendo reflexões sobre os temperos e sabores que dão cores aos nossos pratos, à vida em diversos âmbitos como na educação infantil quando planejamos atividades sobre minhas brincadeiras preferidas e cores na continuidade de outros planejamentos destacando a arte de Cândido Portinari, mostrando e ampliando esse universo vasto de beleza e estética. Quando preparamos um prato, se colocamos sal demais não conseguimos comer, se colocamos sal de menos, comemos sem sentir o sabor com prazer que a comida deve oferecer mas, se colocarmos temperos, a comida ganha um tom a mais, no sabor, na beleza, na vontade de alimentarmos o corpo e a mente, porque a comida é cheia de lembranças. O tempero que me refiro nessa postagem não se resumi àqueles colocados nos alimentos mas, as lembranças que trazemos deles para nossas vidas, suas influências positivas e negativas. E não é só no alimento que os temperos estão, mas nos perfumes e na vida. O tempero de uma maneira geral. A pimenta que apimenta a sua relação consigo mesma (o), as cores que você coloca na sua vida. Posso me vestir de cinza mas dentro de mim tem o amarelo do sol. Como me sinto e de que maneira me lanço na vida, nos meus relacionamentos, que cores são as paredes da sua casa e quais os objetos que decoram a sua sala?  Esses são os temperos que dão vida às suas escolhas e o que você se torna a cada dia relaciona-se com suas escolhas. Posso ter as paredes brancas mas objetos coloridos, posso me vestir de cores mas o meu peito estar sem vontade de viver,  posso estar vivendo momentos difíceis mas almejando um amanhecer mais colorido. Penso na vida como uma refeição, no meu prato vermelho coloco fatias verdes de tomate, gomos de laranja, colheradas de arroz com cenoura e uma concha e meia de feijão preto, uma colherada de farinha de mandioca e uma colherada de pimenta biquinho. Tenho um prato colorido com a comida que me alimenta a alma, o corpo e o espírito. Mata a minha fome, traz minhas lembranças à tona e enriquece quem eu me torno todos os dias. Pensando em sabores e temperos, tenho muitas lembranças e vivências felizes e tristes. Minha avó materna as vezes preparava café com grãos de cardamomo, toda sexta-feira santa comíamos esfihas de escarola e kibe de batata. Já pelo lado triste, quando passávamos finais de semana em casa sem sair por falta de dinheiro, minha mãe preparava na frigideira um doce que ela intitulou de doce de pobre com pão amanhecido molhado no leite com açúcar e um ovo. Ou quando meu pai me forçava a comer fígado que na minha boca parecia chiclete por não conseguir engolir e não poder cuspir. Todas nós temos lembranças de temperos na nossa vida. Tem um filme que ilustra muito tudo isso que estou confabulando com vocês e vale a pena assistir.."O Tempero da Vida", filme de Tassos Boulmetis, 2003, a história de um garoto grego que vive em Stambul com seu avô filósofo culinário. Assistam!! Mas afinal qual é o tempero que você põe na sua vida? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas