Povos Indígenas

Brasil invadido, roubado, povos indígenas mortos. Desde que me conheço por gente, assistindo o noticiário com meu pai, via notícias de invasões, mortes, saques, roubos à povos indígenas. Pessoas como nós, nossos ancestrais, nossa base alimentar, nossa cultura. O que eles têm que não somos? Preconceito, segregação, racismo, lutas, desmatamentos, roubos, mortes, estupros, DESRESPEITO. Pessoas ogras, toscas, rodeadas de ganância por poder. Querem terras e mais terras, desonrando nosso igual. Povos indígenas têm cultura, são povos, tem tradições. 
São gente como a gente. Nesses anos passados, desde a invasão no Brasil, povos indígenas sobreviveram lutando, conquistando espaços, mantiveram-se unidos, ganharam parceiros na causa, estudaram, EVOLUÍRAM. Estão conosco na terra chamada Brasil.  Eu estou cansada em saber sobre esses conflitos, imagino eles tendo que lutar por terras, espaço na sociedade, por gerações; não é de hoje.Meu desejo? PAZ!!!
Eu como professora de educação infantil não reproduzo conhecimento, mostrando a história contada pelos torturadores. Eu e minha gente, instigamos as crianças, mostrando a cultura indígena contada pelo indígena, pelo historiador. Falamos e mostramos materiais sobre a cultura social, cultural e alimentar que nada mais é que a cultura de povos segregados, infelizmente, a cultura que existe nas nossas raízes. O que falamos é Tupi:abacaxi, amendoim, açaí, biboca, Ipiranga, capim, cuia...
O que comemos é indígena: beiju, canjica, moqueca, ervas, milho, mandioca....
Entre tantos outros objetos, instrumentos musicais.
O que você conhece que é indígena? Imagem:acervo pessoal

Fontes de pesquisa: 
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=953:indios-do-brasil-alimentacao-e-culinaria&catid=44:letra-i
https://vimeo.com/325495661
https://youtu.be/PZca0ue0rv0
https://youtu.be/_aUyib-tAlo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas