Sua relação com a profissão

É loucura pensar no que você enquanto profissional? Acredito que seja um caminho de consciência. Estive falando com uma amiga  colega da escola onde exerço a profissão de professora. Eu e ela somos profissionais da educação a um bom tempo, devemos ter o mesmo tempo de trabalhos prestados na área.  Enquanto falava com ela, me lembrava das conversas com a minha terapeuta. Sim, minha psicóloga, afinal psicólogos também fazem terapia. Falamos sobre nossas profissões e o quanto nos atinge, no sentido de transformação do sujeito e nos relacionamentos. Se formos pensar, cada um, na sua profissão, o que ela diz de você? E o quanto você se tornou pertencente à ela? Faça uma reflexão quanto às tarefas, funções, objetivos e caminhos é necessário para tornar-se todos os dias o profissional que você é. Vou te ajudar nesse percurso reflexivo...me acompanhe por favor!!
Sou professora e para exercer meu papel preciso estudar e ler muito. Eu digo que nunca saí da escola. Não posso entrar na sala de aula e enfrentar meus trinta alunos sozinha se não tiver planejamento diário com objetivos bem definidos e estratégias para o primeiro e segundo plano. Sim!! Planos para aquela estratégia com objetivos porque  as vezes, o que planejamos, não é de interesse da turma ou quando o olhar deles está direcionado ao casulo da lagarta pendurado no degrau em frente a porta da sala ao invés do meu planejamento sobre estrelas. Tudo que planejo deve estar vinculado com o que a criança tem interesse ou quer aprender. Posso conversar sobre as estrelas numa outra tarde escura e priorizar a curiosidade da criança questionando se dentro do casulo é escuro, ouvindo as inúmeras hipóteses da criança a partir do conhecimento prévio que ela tem; a partir de analogias que ela faz.
Veja com é vasta as possibilidades da criança em aprender além da mediação do professor. Sua aprendizagem não é conteudista e sim experimentações mirabolantes além das paredes da sala de aula. O que eu quero dizer com tudo isso? Amo a educação porque ela me faz melhor todos os dias. Aprendi que a criança sabe muitas coisas e que ela me ensina todos os dias. Aprendi que nunca saio da escola, desde a minha infância. Aprendi a me tornar flexível e rir do que não dá certo. Não sou a dona da razão e nem do conhecimento. Ser professora é acima de tudo amar a vida como ela se apresenta e dela olhar as inúmeras possibilidades que tenho para mediar conhecimento. Sou educação porque me moldo com ela. Isso é bom porém aprendi que cada um apresenta níveis diferentes de conhecimento, de habilidades e de vontades. Por ser professora não mudamos o mundo e nem as pessoas que convivem conosco, por muitos motivos e até por ele não querer a mudança que você vê como positiva. Como diz Paulo Freire.."Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas que transformam o mundo". Porém pessoas só mudam quando elas têm vontade!
Desta forma eu te pergunto..quem é você na sua profissão?

Se gostar comente e compartilhe!
Visite o blog deste site: http://hortelaveg.wixsite.com/website

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Turismo e a Claudinha

Autora

Vila das Borboletas